sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um pouco sobre a SURDOCEGUEIRA

Por Denise Marina


Por definição,

a pessoa surdocega não é a pessoa com a somatória da deficiência visual mais a deficiência auditiva e nem tão pouco o contrário. É simplesmente uma pessoa com uma deficiência singular, apresentando ao mesmo tempo e em graus diferentes, perdas auditivas e visuais. O surdocego, então, entende e interage com outras pessoas e com o meio ambiente de formas diversas, sendo capaz de obter qualidade de vida e de convívio social (A educação do surdocego - diretrizes básicas para pessoas não especializadas - Shirley Rodrigues Maia 2004).

Ao refletir sobre a surdocegueira, me questionei acerca das possibilidades de desenvolvimento e de inclusão social e escolar do surdocego. Contudo, ao pesquisar este tema em diversos textos e artigos me deparei e me encantei com o relato de experiência de vida de uma jovem surdocega – Claudia Sofia. E este relato traduz a definição escolhida e transcrita acima.

Em Convivendo com a Surdocegueira, Claudia Sofia nos conta um pouco sobre sua história, a perda da audição e de sua visão, a sua trajetória educacional, a identidade surdocega e a difícil aceitação por parte de seus familiares, o seu namoro e casamento com Carlos Jorge, também surdocego, o seu trabalho como representante dos Surdocegos no Brasil, as suas conquistas e os seus sonhos.

E é neste sentido que gostaria de convidar a todos a conhecer esta bonita história, exemplo de luta e superação e de oportunidade para derrubar preconceitos e estereótipos.
Através do link abaixo encontramos também algumas histórias de superação e amor à vida, dentre elas a de Claudia Sofia e Carlos Jorge.

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu sou amblíope e também namoro com um rapaz surdocego!
    Ele é o amor da minha vida!

    Beijos e parabéns!

    Céu

    ResponderExcluir